Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Adolescentes

    Não tenho filhos adolescentes, mas estou em contato com eles todos os dias. Trabalho com adolescentes. E há quem tenha horror de me ouvir dizer que gosto de estar com eles, nessa fase de metamorfose ambulante (salve Raul...). Para as pessoas que acham que é mentira, confesso: me divirto tanto, que não consigo nem enumerar as pérolas que ouço...
    Adolescentes tem muitos problemas (que eles próprios criam), discutem demasiadamente as relações que vivem, mesmo que essa relação tenha iniciado há um dia, sonham em fazer 18 anos achando que um apartamento, um emprego e um carro vão cair do céu... enfim, todo mundo deve ter passado por essa fase e deve se lembrar bem como que o adolescente acredita que tudo isso é real.
    Mas não tem preço conviver com eles, quando você consegue estabelecer uma relação harmoniosa: ou eles te amam e defendem com unhas e dentes ou te odeiam. Não existe meio termo. Passeios com adolescentes são divertidíssimos, ainda que eles mexam com as pessoas nas ruas (pelas janelas dos ônibus) e você tenha que chamá-los a todo momento e pedir para parar. Geralmente esse pedido pode vir acompanhado de um "foi mal" . Outras vezes, entra por um ouvido e sai por outro, e eles continuam fazendo tudo igual e errado. Nem sempre se acerta tudo na vida. Chegar no local do passeio é o máximo! Haja cartão de memória de celular e câmera para guardar as milhares de fotos que eles tiram. Destino: orkut e afins.
    Ser confidente de um adolescente também é ótimo. Na verdade, você deve ter um poço de conselhos, porque são tantas situações, dúvidas e medos... Os problemas deles tomam uma proporção tão gigantesca, que você pode acabar achando que é grave mesmo a garota que olhou torto pra outra na entrada da aula ou que disseram que o garoto que ela ficava ficou com outra na festa, mas ele jura que não... 
    Já ouvi muita coisa também...De frases do Seu Madruga ("A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena"), num ato de vingança praticado um ano depois a perguntas cientificamente elaboradas ( "Existe diabetes salgada?").
    Mas nisso tudo, o importante mesmo é o carinho que alguns sentem por você e como você aprende a amá-los em suas diferentes personalidades. E vê-los crescer e seguir por um caminho claro e sem muitas pedras é o que fica de melhor.

Um comentário:

  1. Meu foi o pior, a Maria ' profª tem diabetes salgadas, kkk ' só ela mesmo .

    ResponderExcluir